Conselho de Segurança Histórico: A Crise de Honduras
A polarizante crise de Honduras em 2009 é caracterizada pelo caos, repressão e influência política, elementos há tempos notáveis na política do país. Oriunda de uma questão enraizada na história do continente latino-americano, a conjuntura é marcada por uma contínua disputa ideológica motivada, majoritariamente, por um fator: o poder. A problemática toma como ponto de partida a eleição de um político representante do Partido Liberal de Honduras, José Manuel Zelaya Rosales, que assumiu o cargo de presidente em 2005 após uma disputa acirrada com o candidato da oposição.
Após a tomada de uma série de medidas controversas em seu governo, geradoras de grande insatisfação, ocorreu o que modelaria o futuro da nação. Pela manhã do dia 28 de junho de 2009, como consequência da convocação de um plebiscito acerca de uma proposta de reforma à constituição, o então presidente foi destituído por um golpe militar.
Assim, instaura-se uma crise político-social no país centro-americano, restando apenas uma dúvida: qual será o futuro de Honduras? Cabe aos senhores delegados decidir qual será a resposta a essa pergunta, definindo quais medidas serão tomadas a fim de solucionar a crise e impedir que ela se torne uma ameaça à paz internacional.
Diretores
Carolina Vieira
Olá, futuros delegados! Me chamo Carolina Vieira e sou recém formada no CSA Barra. É com muito prazer que farei parte dessa incrível mesa no melhor comitê do modelo! Mal posso esperar para conhecer todos vocês, delegados. Espero que possam se apaixonar pela modelândia o tanto quanto eu! Estarei à disposição para quaisquer dúvidas. Nos vemos em abril :)
Bernardo Medeiros
Olá estimados delegados! Sou Bernardo Medeiros, e nessa edição do MDA irei compor parte da excelentíssima mesa do CSH! Estou extremamente animado para exercer pela primeira vez meu papel como diretor neste tão prestigiado modelo! Quaisquer duvidas que os senhores tenham, saibam que podem sempre contar comigo e, com isso dito, desejo a todos uma magnífica simulação!
Prazer, delegados! Me chamo Victoria Renaud, tenho 15 anos e estou no primeiro ano do Colégio Santo Agostinho - Novo Leblon. Será uma honra ser diretora dos senhores nessa edição do MDA. Estou muito animada para compor o corpo diretório do modelo e conhecê-los! Até :)
Victória Renaud
Salve, diplomatas! Me chamo Daniel da Escóssia e sou aluno do terceiro ano do Colégio Cruzeiro Centro! Tenho a honra de ser diretor desse comitê incrível, e não posso esperar para ouvir seus discursos lá no Leblon. Sempre que precisarem, podem tirar dúvidas comigo sobre o que precisarem, estarei empenhado em fazer o melhor comitê possível! Vejo vocês no Santo Agostinho!